A 19ª edição da Vinum Brasilis, uma das maiores feiras dedicadas ao vinho brasileiro aconteceu nos dias 1 e 2 de novembro no Clube da Ascade em Brasília/DF, evento fundamental para entusiastas do vinho brasileiro, um verdadeiro mergulho na diversidade
e qualidade dos nossos rótulos nacionais.
Com uma organização impecável, sommeliers e profissionais especializados apresentaram para iniciantes e iniciados os vinhos de forma clara e detalhada, estão todos de parabéns!
O aumento no interesse pelo vinho nacional é visível e a Vinum Brasilis tem um papel importante para este movimento, proporciona um momento único para mergulhar na história das vinícolas, conhecer produtores e novidades dos vinhos brasileiros.
Foram mais de 40 vinícolas e 200 rótulos de vinhos, conheci muitas novidades e vou destacar os vinhos e/ou vinícolas que mais surpreenderam. Vamos aos vinhos...
Destaque - Vinícola Buffon
A família Buffon, de imigrantes italianos, fica em Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha, elabora seus vinhos de forma manual e artesanal.
Com filosofia de enologia criativa, busca elaborar vinhos e espumantes diferentes e modernos, mas mantendo a originalidade.
E foi justamente essa originalidade que vi nos vinhos apresentados na Vinum Brasilis, rótulos "fora da caixinha" trazendo inovação para a experiência, como o espumante tinto e o vinho tranquilo (sem borbulhas) da uva glera, muito conhecida como Prosecco em espumantes italianos, além do impressionante Vinho Buffon Enterrado 18 Meses.
Este Marselan fica em uma profundidade de 2 metros em contato com o solo. Com temperatura constante o vinho envelhece lentamente, técnica baseada na tradição portuguesa como conta a representante da marca em Brasilia, Renata Pissolati
Vinhos Imperdíveis e Novidades
Cerrado Brasiliense
Seu Claudino 2024 - Villa Triacca: este Syrah super expressivo e suculento não é só o primeiro vinho de Brasília, mas também pioneiro na técnica de dupla poda na capital. A conquista do 1º lugar no Prêmio CNA Brasil 2023 em vinhos tintos confirma a qualidade e a personalidade única desse rótulo. Confere aqui uma experiência incrível de um dia na Villa Triacca.
Primeira Chuva e Descalço 2023 - Oma Sena: Conheci o branco de Sauvignon Blanc na feira e o rosé de Syrah já é um queridinho, um vinho encantador, fácil de beber, refrescante! Mais do que ótimos vinhos, o vinhedo se destaca pela proposta sustentável: as sementes de ipê fazem parte de uma iniciativa incrível – será plantada uma muda a cada dia de seca em Brasília! (ver na galeria de fotos)
Todos sabemos da importância da preservação e a contribuição para diminuir a estiagem, mas a Oma Sena está fazendo acontecer!
Bellkiss 2022 - Alto Cerrado Vinhos: Que grata surpresa descobrir este Syrah intenso, frutado e encorpado, com uma acidez deliciosa e equilibrada. No rótulo, uma flor de caliandra – símbolo do Cerrado, que floresce em plena seca, mostrando toda sua resiliência.
O vinhedo faz parte da união de 10 vinhedos que deram origem à primeira vinícola de Brasília! Confere aqui como foi a inauguração!
Canindé - Ercoara: Já tinha degustado outros rótulos da Ercoara, mas este Viognier foi uma novidade para mim e vale anotar para conhecer! A propriedade oferece um almoço harmonizado super elogiado que ainda não conheço, mas está na minha lista! Mal posso esperar para vivenciar e compartilhar mais sobre essa experiência. Para saber mais do vinhedo, clica aqui
Rio Grande do Sul
Espumante Blanc de Blancs - Maison Forestier: Uma vinícola nascida em 1750 na França, chegou ao Brasil em 1970 como produto importado, mas o sucesso foi tanto que se instalou em Garibaldi/Serra Gaúcha. Provavelmente você já conheça os vinhos da linha Gran Legado, mas precisa conhecer a refinada linha de espumantes por método champenoise (com a segunda fermentação na garrafa, mesmo método de Champagne). Este Blanc de Blancs com 18 meses de maturação é uma joia frutada, cremosa e delicada, um achado! Conheça mais aqui
Diana 2024 Extrato - Quinta Barroca da Tília: Uma pequena vinícola familiar em Viamão/RS, pertinho de Porto Alegre, mas que tem vinhos grandes! A grande aposta está em uvas pouco comuns para a região, como este incrível clarete de Mourvèdre – minha primeira experiência com esse varietal, que só conheci no corte GSM do Rhône/França. Os rótulos são um espetáculo à parte: diferentes, únicos e cheios de personalidade! Saiba mais aqui
Progetto 2024 - Debon: Uma vinícola familiar de Nova Pádua/RS, que começou sua história com produção de vinhos de mesa e, em 2019, passou a produzir vinhos de uvas viníferas. Na Vinum apresentou um portfólio bem interessante, como o Rosé de Cabernet Franc, Syrah e Tannat, um vinho jovem, fresco, que vai agradar vários paladares e bem exclusivo com apenas 2 mil garrafas no lançamento, mas com ótimo custo. Quer saber mais, clica aqui
Serra do Herval 2024 - Vinhedo Serena: Com clima e solo ideias, esse vinhedo de agricultura familiar biodinâmica, em Nova Pádua/RS se dedica ao cultivo da uva Pinot Noir, vinifica seus vinhos a moda ancestral e natural, e este vinho estava incrível, leve, fresco, frutado, com ótima acidez! Mereceu a fama do Pinot Noir mais comentado da feira!
Minas Gerais
Cave das Vertentes: Desta não vou falar de um vinho específico, mas da vinícola! A começar pelo atendimento no estande, uma aula sobre a região do Campo das Vertentes em Minas Gerais! Degustei vários vinhos, rosés, tintos, até foi possível comparar safras distintas de Syrah. Embora usem a mesma técnica de dupla poda (como no cerrado brasileinse) os vinhos apresentam um perfil único, refletindo o terroir mineiro. Esta região já é renomada pela produção de cafés de excelência e logo será pelo vinho! Para saber mais clica aqui
Confira os vinhos na galeria de fotos
A Vinum Brasilis é um evento anual com ingressos acessíveis, uma oportunidade única de viajar pelo Brasil, por seus vários terroirs e produtores de vinhos nacionais. Se você perdeu este ano, se prepara que a 20ª edição em 2025 promete muitas novidades, segundo o próprio idealizador da feira, Petrus Elesbão. Uma experiência que vale a pena marcar no calendário!
Nos vemos lá! Saúde!
Commentaires